Para afirmarmos que uma religião é uma das principais, lançamos mão do critério “quantidade de fieis”, por autodeclaração, ou seja, a pessoa se declara como pertencente a uma religião.

Os dados são do IBGE, do censo de 2010 (o último disponível).

Assim, as principais religiões no Brasil são:

 

Religião Vertente Número aproximado de Fiéis
Cristianismo

(± 174.000.000)

Catolicismo 124.000.000 (cento e vinte e quatro milhões)
Evangélicas/Protestantes 44.000.000 (quarenta e quatro milhões)
Espiritismo 4.000.000 (quatro milhões)
Umbanda 400.000 (quatrocentos mil)
Candomblé 170.000 (cento e setenta mil)
Outras 1.500.000 (um milhão e quinhentos mil)
Budismo 245.000 (duzentos e quarenta e cinco mil)
Judaísmo 100.000 (cem mil)
Islamismo 35.000 (trinta e cinco mil)
Hinduísmo 6.000 (seis mil)

 

O catolicismo é a religião mais antiga e mais numerosa no Brasil, introduzida pelos colonizadores portugueses no século XVI. Os católicos acreditam na Santíssima Trindade, na Virgem Maria e nos santos, e seguem os ensinamentos da Bíblia e da Igreja Católica Apostólica Romana, liderada pelo Papa.

O protestantismo (evangélicas) é um movimento cristão que surgiu na Europa no século XVI, como uma reforma da Igreja Católica. Os protestantes se dividem em várias denominações, como batistas, luteranos, presbiterianos, metodistas, adventistas e pentecostais. Eles acreditam na salvação pela fé em Jesus Cristo e na autoridade da Bíblia como única regra de fé e conduta.

O espiritismo é uma doutrina filosófica e religiosa que foi codificada por Allan Kardec no século XIX, na França. Os espíritas acreditam na existência de Deus, na imortalidade da alma, na reencarnação, na comunicação com os espíritos e na lei de causa e efeito. Eles buscam o aperfeiçoamento moral e intelectual por meio do estudo, da caridade e da prática do bem.

As religiões afro-brasileiras são manifestações religiosas de origem africana que se desenvolveram no Brasil durante o período da escravidão. Elas se caracterizam pelo culto aos orixás, que são divindades ligadas à natureza. As principais religiões afro-brasileiras são o Candomblé e a Umbanda. Elas acreditam em Jesus, e o identificam com outros nomes.

As religiões orientais são aquelas que têm sua origem na Ásia, como o budismo, o islamismo, o judaísmo e o hinduísmo. Elas chegaram ao Brasil por meio da imigração de povos asiáticos ou de conversões de brasileiros. Cada uma delas tem sua própria visão de Deus, do mundo, do ser humano e da salvação.