Diversidade de Religiões

Essa é uma pergunta que pode ter diferentes respostas, dependendo de como se define religião e de como se classificam as diversas tradições espirituais que existem.

Segundo alguns estudiosos, há cerca de quatro mil e duzentas religiões, igrejas, denominações, corpos religiosos, grupos religiosos, tribos, culturas, movimentos, preocupações últimas, que em algum momento no futuro serão incontáveis.

Outros preferem agrupar as religiões em grandes categorias, como religiões mundiais, religiões étnicas e novos movimentos religiosos.

As religiões mundiais são aquelas que transcendem as fronteiras culturais e nacionais e que possuem um grande número de adeptos em diferentes países.

As principais religiões mundiais, considerando o número de fiéis, são o cristianismo, o islamismo, o budismo, o hinduísmo e o judaísmo.

O cristianismo é a religião mais seguida no mundo, com cerca de 2,2 bilhões de fiéis que acreditam em Jesus Cristo como o filho de Deus e o salvador da humanidade.

O islamismo é a segunda maior religião do mundo, com cerca de 1,2 bilhão de muçulmanos que seguem os ensinamentos de Maomé, o profeta de Deus.

O budismo é uma religião que surgiu na Índia no século VI a.C., fundada por Buda, um príncipe que buscou a iluminação e ensinou o caminho do meio para superar o sofrimento.

O hinduísmo é uma religião milenar que se originou na Índia e que possui uma grande diversidade de crenças, rituais e divindades.

O judaísmo é a religião mais antiga do mundo, que remonta ao patriarca Abraão e que se baseia na aliança entre Deus e o povo judeu.